sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"Tudo só foi possível
devido aos fósseis vegetais"
Cáti faz estágio numa escola municipal de Teutônia
e revela a importância do estudo das plantas

A estudante de Biologia, Cáti Ruana Stapenhorst, diz que o principal fator da evolução nos estudos sobre as plantas pré-históricas foi traçar uma linha de tempo de evolução das espécies. “Os primeiros seres vivos que apareceram na face da terra foram no oceano e só com o passar do tempo é que surgiu os animais que se adaptaram a terra e ao ar. As plantas seguiram um caminho diferente”, conta. De acordo com a estudante, os primeiros vegetais que surgiram foram as algas, depois surgiram os musgos. “O passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água, com pequenos canais, como as samambaias”, enfatiza. Com o passar do tempo vieram plantas maiores com flores e frutos. Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem o espaço terrestre. “Tudo isso só foi possível ser concluído mediante o estudo dos fósseis desses vegetais deixados em diferentes épocas”, complementa Stapenhorst. Para a estudante, a importância desse estudo se dá devido a manutenção de toda a vida na terra. “Dependemos delas que formam a base alimentar dos seres vivos além da purificação do nosso oxigênio”, finaliza Cáti.

Samambaia: um espécie pré-histórica viva

Milhões de aos atrás, samambaias enormes dominaram florestas imensas, muito antes de surgirem as plantas atuais. Elas não desenvolvem sementes, mas propagam-se através de esporos ou pela divisão de seus risomas. A maior parte dos gêneros utilizados em paisagismo são provenientes dos trópicos, destacando-se Adiantum, Asplenium, Polypodium, Pteris e Platyccerium, com diversos tamanhos e formas.
O nome samambaia é proveniente do tupi e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat pode ser tanto um vaso de xaxim como o tronco de uma árvore, uma pedra ou mesmo o próprio solo ou a água, como as samambaias aquáticas. O sucesso no cultivo destas plantas depende da capacidade de reproduzirmos em casa as condições naturais em que estas vivem nas matas. A maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. O vento é um dos seus maiores inimigos, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de água por evaporação. Samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer caso sejam mudadas. Normalmente são cultivadas em xaxim, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor.
Principais Pragas:
As mais comuns são pulgões, cochonilhas, ácaros e lagartas que devem ser retiradas manualmente ou através de uma pinça, para evitar o uso de inseticidas. Podem também ocorrer algumas doenças, causadas por fungos ou bactérias. Nestes casos, as folhas apresentam manchas e as raízes apodrecem, devendo-se eliminar as partes doentes.