sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Folha descoberta por cientistas existe até hoje!






Ginkgoites Australis é uma folha desenvolvida a partir do Cretáceo Período de Vitória (compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás) Cycads, como são chamadas, representam os "fósseis vivos", pois eles atingiram o seu auge no período Jurássico (141 a 205 milhões de anos atrás). Cycads é um membro da ordem Cycadales, uma Palmeira cica, que é chamada de 'Sagu de jardim' ou simplesmente 'Sagu'. Não se trata de uma planta da família daa palmeiras. São muito usadas em jardinagem e paisagismo e possuem uma ceiva rica em amido. No entanto, é extremamente tóxica quando crua. A cica era comum no periodo jurássico, portanto conviveu com os dinossauros por toda sua trajetoria de existência. Sua florada acontece no verão, e exala um cheiro caracteristico que pode ser notado a grande distância. Esse cheiro característico é mais intenso no período natalino (no hemisfério sul), julgado por muitos ser um dos responsáveis pelo espírito do natal (as palmas). Na foto, como ela é hoje e como foi a 205 milhões de anos.

Fósseis de vegetais


As plantas têm evoluído ao longo do tempo. Segundo o registro feito na Austrália, um fóssil indica que, durante o período Jurássico dominante, as plantas foram em sua maioria samambaias e coníferas gigantes. No próximo grande período de tempo, o Período Cretáceo, fizeram sua primeira floração. Uma das mais antigas e conhecidas flores foi descoberta em 115 e 118 milhões de anos de idade nas rochas de Koonwarra (Gippsland Sul) em 1989. Muitas vezes, as plantas são preservadas como fósseis. Algumas folhas, que caem na lama, no fundo de um lago, podem deixar para trás filmes de carbono e de impressões que ficam preservadas quando a lama lentamente se transforma em pedra. Como um pedaço de madeira, ou mesmo toda uma árvore pode ser rapidamente enterrada em sedimentos devido a ausência de oxigênio. Água subterrânea em seguida preenche todos os poros na madeira com sais minerais, geralmente sílica. A madeira torna-se assim petrificadas e vira pedra.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Xaxim


O Xaxim (Dicksonia Selowiana) é uma Samambaia gigante da Floresta Atlântica brasileira, e pode atingir dez metros de altura.O tronco é formado por raízes que se erguem para sustentar as folhas, e é usado para confecção de vasos e substrato para plantas, por isto esta espécie ancontra-se ameaçada de extinção.O Xaxim é considerado um verdadeiro fóssil vivo das florestas pré-históricas.